quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Linguagem por Aïvanhov



A linguagem está em constante evolução: surgem novas palavras, enquanto outras desaparecem. Mas, com exceção dos linguistas, são poucos aqueles que prestam atenção nisso. É um pecado abandonar certas palavras, pois, desse modo, deixa-se que se apaguem na sua consciência as realidades que essas palavras representam. 

As palavras não simples abstrações, mas entidades vivas que estabeleceram relações com outras palavras. Assim, a perda de uma palavra leva ao desaparecimento das ligações que ela tinha com outras palavras e portanto, com outras entidades. E é toda uma cultura que se empobrece.

Muitos utilizam as mesmas palavras para nomear e qualificar objetos, acontecimentos e seres que não têm nada em comum. O seu vocabulário é tão pobre! Vocês não só não devem imitá-las, como também devem procurar usar palavras que não usam habitualmente. Sabendo nomear exatamente as coisas, elas se vivificam dentro de nós, e como consequência, há todo um encadeamento de transformações benéficas: enriquecendo o seu vocabulário, vocês também enriquecem as suas percepções, a sua sensibilidade e a sua compreensão."

Omraam Mikhaël Aïvanhov

Mensagem recebida em italiano da Edizioni Prosveta e traduzida para o
português (brasileiro).

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply