segunda-feira, novembro 05, 2012

Jureminha e o Mistério do Abdal

Jureminha repete tudo que fizemos. Eu digo: batata, ela diz batata! Eu digo "devagar"; ela diz devagar. Não consegue associar ainda tanta palavra nova, mas já esta ensaiando um se comunicar verbalmente. Ela ainda não fala frases inteiras, mas o seu repetir é um ótimo treino. Porém, o que é mais interessante são as palavras que ela cria e repete e acredita que a gente compreenda.

Sua última criação foi a palavra " Abdal". Ela aponta para as coisas em casa e fica repetindo sem parar: abdal, abdal, abdal e o pai metido a lingüista tenta decifrar. Tentei repetir todos os nomes das coisas em casa para ver se havia alguma relação, mas em vão.

Ontem a noite, estivemos no hospital para visitar o irmãozinho dela. Enquanto Auri estava com o bebê na UTI, fui dar uma volta com a Jureminha ( Auri e eu podemos entrar ao mesmo tempo na UTI neonatal, mas não com outra criança). Como era domingo e a maioria das coisas estava fechada, fiquei no hospital mesmo, indo de andar e andar com ela, até que paramos numa parede cheia de imagens de bebês recém-nascidos e a Jureminha começou a falar: abdal, abdal, abdal!

Olhei e vi apenas os quadros com as imagens dos bebês, e repeti: abdal?

- Humm - murmurou ela, som que já entendi ser o mais próximo que ela chegou do " não" - Abdal! - Tornou a repetir.

- Abdal? - perguntei de novo. E ela disse que não novamente, continuando a repetir o tal do " abdal" dela.

- Vamos filha! - disse e segurei na mão dela, já sem paciência de brincar de tradutor.

- Papai! - disse firmemente ela - Abdal! - falou apontando para os bebês!

- Bebê?

- Abdal!

- Ahh... Bebê!

- Abdal!

Então compreendi o que vocês todos já devem ter percebido, o "abdal" dela era a pronúncia mais próxima de " bebê" que ela conseguia fazer.

- Nenen? - perguntei.

- Nenen! - ela respondeu.

- Bebê? - perguntei de novo.

- Abdal! - ela respondeu novamente e fim de crônica!

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply