segunda-feira, julho 16, 2012

ABRE!!!!













Como qualquer educador observo com atenção a aquisição e uso de novas palavras pela minha filha. Com uma lista de palavras na mão que supostamente deveria ser fácil para a Jureminha aprender, tento em vão fazê-la repetir palavras tais como bola, casa, carro e gato; contudo, como é de praxe com criancinhas que desde cedo já desafiam seus pais, Jureminha passou a aprender palavras que jamais cheguei a tentar ensinar; uma delas tem me feito repensar minhas teorias de aquisição de língua por bebês: “abre”!

Basta acordar, engatinhar um pouco pela casa, para ela apontar para a porta e dizer: “abre”!

Talvez vocês achem que eu esteja exagerando, mas de acordo com 9 entre 10 especialistas da fala, a aquisição de palavras com consoantes mudas por bebês é bem raro. Ela poderia dizer: “abe”, mas a pronúncia do “br” é bem forte e articulada: aBRe!

Eu acho que minha filha vai ser um gênio da fala, minha mulher que é mais realista acredita que a razão pela qual a Jureminha aprendeu tão bem a palavra “abre” é por que a pequena, nos últimos tempos, não consegue ficar quieta em casa e só quer ir para rua. Basta aBRir a porta para ela gritar de alegria.

Será esse o mistério da palavra adquirida?

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply