sexta-feira, fevereiro 03, 2012

SEM COMPROMISSO


Quando ele desmarcou o encontro com aquele amigo que o esperava; ele não esperava que o seu amigo ficasse tão ofendido.

- Desculpe – ele disse – Eu não pude ir. Surgiu um outro compromisso!

- É justamente isso – respondeu o amigo – Outro compromisso. Como você pode marcar OUTRO compromisso em cima de um PRIMEIRO compromisso.

- É que eu não poderia faltar nesse compromisso de última hora, por isso desmarquei. Eu te liguei para avisar.

- A questão não é essa - disse o amigo – Ao desmarcar o seu compromisso comigo com outro compromisso, você praticamente disse para mim que você não se importa comigo ou com tudo o que eu planejei para o nosso encontro. Eu estou nervoso com você não porque eu estou ofendido, mas porque quando assumimos um compromisso com alguém e desmarcamos, na maioria das vezes, isso é uma ofensa sem tamanho a nós mesmos. Manter a nossa palavra e honrar os nossos compromissos são as virtudes mais importantes para qualquer pessoa que esteja aprendendo sobre “respeito” e não existe amizade sem respeito.

- Mas eu te respeito.

- Não! Não me respeita e nem respeita a si mesmo. Se respeitasse não pediria que eu compreendesse a sua falta de respeito para comigo, o seu amigo, e assumiria que você não considerou o compromisso comigo como sendo algo importante. Se não era importante que não tivesse marcado. Tenho certeza que isso não ocorreu somente comigo, tenho certeza que você já fez isso muitas vezes antes com outras pessoas.

-...

- Tudo o que fazemos aos outros, retorna à gente; e isso ocorre não pelas mãos do castigo ou por alguma punição divina; mais porque ao nos relacionarmos com um outro, geramos uma comunicação que vai gerar uma resposta. Se essa comunicação é negativa, na certa vai gerar uma repercussão negativa. Se você não tem compromisso com os outros, como espera que o mundo tenha compromisso com os seus desejos.

- ...

- Uma última pergunta: você, ao menos, cumpriu a sua palavra e compareceu ao outro compromisso?

- Não! Desmarcaram...

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply