sexta-feira, fevereiro 18, 2011

SONS

O som de um cachorro latindo, o motor de um ônibus, crianças brincando, o vento gritando... é o mundo falando, se comunicando e eu, só , escutando. Em princípio tudo parece caótico, difícil manter a concentração, por vezes, me perco, por vezes, me acho, mas sigo escutando passivamente o mundo que acontece independentemente da minha vontade.

Respiro...passo a me concentrar nos sons que ecoam dentro de mim. Ouço a minha respiração, quase posso escutar o meu pulso, o coração tá tá tum tum. Em princípio tudo parece caótico, percebo que, por vezes, me esqueço do mundo de sons lá de fora, por vezes, eu lembro, mas sigo escutando passivamente o meu mundo interior que acontece independentemente da minha vontade.

Então, percebo uma interação. Os sons lá de fora, de alguma forma, se comunicam com os sons que ecoam dentro de mim. A minha consciência é a ponte entre esses mundos, e se não tenho controle sobre o que ocorre fora ou sobre o que corre dentro, posso, ao menos, observar todos esses sons, sentimentos e lembrar que preciso estar atento para que o meu comportamento seja menos reativo e muito mais consciente e presente.

Difícil!

Estamos o tempo todo desrespeitando os nossos processos naturais, nos tornando dependentes da corrida do relógio, de estar produzindo o tempo todo, pensando, fazendo, reagindo, e não descansamos, não observamos, não escutamos o mundo a nossa volta, não ouvimos o mundo que grita dentro. Com isso, vamos morrendo aos poucos, ao invés, de seguir vivendo.

E seguir vivendo é fácil. Quer saber como? Você está escutando?

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply