sexta-feira, setembro 10, 2010

Rindo do Filme Nosso Lar x Queimando Alcorão

From Twitter: @tiodino
"Queimar Alcorão nos EUA é mole, quero ver ter culhão de queimar uma camisa do Corinthians em Itaquera."

Um pastor americano maluco ameaça reunir seu gado evangelizado para queimar cópias do Alcorão. O mundo islâmico prostesta, como de costume, ameaça, queima bandeiras americanas, extremistas se preparam, o mundo se revolta; mas ninguém entendeu que o pastor contava uma piada, sem graça, mas que tem uma moral que vem sendo contada desde o começo da história da religião: tudo o que se leva muito a sério acaba em confusão!

Um cronista paraíbano maluco escreve uma crítica humorada sobre um filme baseadao num livro espiritualista. O mundo espírita protesta, como de costume, queimam o filme (ops) dos espíritas decentes, se preparam para invadir listas de bate-papo, criam discussões e se revoltam contra o cronista, jogando bomba em seu blog, escrevendo ameaças por e-mail; mas ninguém entendeu que o cronista não contava uma piada, embora tivesse graça, e a moral, se há alguma, é que o filme continua sendo muito ruim, apesar de tanta pedrada.

O Alcorão e o Nosso Lar são livros maravilhosos, e como tais, se bem lidos e interpretados, rendem grandes insights, auxiliam, confortam, ajudam e promovem as suas respectivas religiões. Pastores que provocam ódio chutando estátuas de santos ou com ameaças de queima de livros merecem mesmo ir para a prisão, na minha opinião. Porém, gente, fala sério: filme ruim é filme ruim, mesmo sobre religião.

Como diria um grande filósofo mineiro anônimo: "uma coisa é uma coisa; outra coisa, bem, é outra coisa!". Queimar o Alcorão é uma provocação ( apesar desse caso, ser apenas uma forma do pastor aumentar a sua congregação), ainda mais num tempo tão delicado que qualquer faísca pode provocar uma nova guerra santa entre o mundo islâmico e o resto da civilização. Criticar um filme, fazer piada sobre a reação exagerada de alguns extremistas espíritas não é uma falta de respeito, nem muito menos uma provocação. É apenas o nosso direito de expressar livremente o quanto, em nome de uma propaganda religiosa ( para se aumentar, também, a congregação), muita gente deixa o bom gosto de lado e o amor à sétima arte, para dizer: well, as interpretações do filme não vão ganhar nenhum Troféu Imprensa, o roteiro é um queijo suiço, mas a mensagem é que importa.

Ora bolas! Que mensagem?

Se aprendi alguma coisa com tudo isso é que vou perder muitos amigos, mas não deixarei a piada quicando. Quando se critica um filme, um livro ou uma obra qualquer não é o desrespeito que entra em questão, e sim, o bom gosto do cidadão. Esse gosto pode ser algo de acordo com o gosto da massa ou não. Quem lê a crítica, pode responder que não gostou do que foi dito, mas daí, proibir o assunto de ser discutido, xingar ou ameaçar quem escreveu o escrito, é extremismo bem no estilo de quem explode a si mesmo para provar que tem razão.

3 comentários:

Anônimo disse...

FAÇA UMA AUTO ANALISE DE VOCÊ MESMO, VAI TER TANTO PARA SE CRITICAR, COITADO !!!! VOCÊ É MEDÍOCRE, HIPÓCRITA E RIDÍCULO!!!!


Ser culto, ser inteligente não quer dizer ser diferente dos demais e sim uma maneira gostosa de tratar de assuntos comuns, sem ser arrogante. Mais nesse caso: "Ser culto não quer dizer ser inteligente, ser culto pode esconder a burrice também, e como."

Anônimo disse...

Do Facebook:

Vander Oliveira: Sim... do ponto de vista técnico. O diretor foi muuuuito fraco!!!!

Parabéns ao pesssoal dos Efeitos...

E vai ter atores sem sal nem açucar assim... lá na casa do chapéu!!!!

))))))
Elenice ॐ: Lê Gente, vamos combinar que o Nosso Lar deve ser meio chato, neh Frankito!!! rsrsrs... então, o filme só podia ser isso mesmo... como sempre acontece em quase todos os filmes e peças teatrais espíritas!! Alguém leu e assistiu "Violetas na Janela"?? Q coisinha mais idiota e sem a menor graça!!! :P

))))))
Camilla Avella: Ih, vai começar tudo de novo, Frankito. Vamos todos para o Umbral, pecadores!
Se vc É espiritualista TEM QUE gostar do filme e pronto. Essa é a liberdade de opinião que tenho visto em qq tipo de post sobre o filme.
As resenhas da Veja, Uol et...c podem criticar o filme, mas espiritualista criticar é pecado. E pronto.
Viva a liberdade de opinião condicional.Ver mais

))))))


Vander Oliveira Hum.... Acho que foi justamente falando sobre O FILME que iniciei este post....


))))))
Frank Oliveira: Escrevo sobre as coisas do coração, ninguém se manifesta; faço crônicas sobre o amor, ninguém escreve uma letra nos comentários; faço uma crítica sobre um "filme" e surge a torcida dos "pedradas". Muito interessante!!! Mas quer saber, prefiro ainda assim o anonimato das letras sobre o sorriso; )

))))))

Elenice ॐ Lê Pois é... Acho q qqer tipo de radicalismo é perigoso e graças a Deus meu espírito de crítica ainda persiste, não aceito mesmo nada empurrado goela abaixo... quem escreveu o livro e quem produziu e dirigiu o filme é humano e portanto, sujeito a erros e acertos. E isto não é uma crítica à religião, é apenas uma constatação.

))))))

Frank Oliveira: André Luiz e Chico 10. O Filme...xíii, prefiro pensar, depois respondo!!! Quanto a tirar sarro e brincar, Liliane...putz, vou perder a amiga...rssss
))))))

Elenice ॐ : deculpe, mas senso de humor é fundamental... faz parte da tal PRESENÇA DE ESPÍRITO, aproveitando o tema desta discussão!! Minha família é kardecista e penso que respeito não tem nada a ver com brincadeiras... mas esse é o meu ponto de vista, ninguém precisa concordar, claro!

))))))

Rosemary Gomes: Como não sou critica de filme. Apenas um público comum.
Achei lindo o filme e chorei muito .

))))))

Frank Oliveira: Que bom que vc gostou, Rose! Esse é o espírito do filme...rsss

))))))
Frank Oliveira: Gente, coisa bacana que é cada um ter um gosto diferente para as coisas.

ThiagoB disse...

Realmente o ator principal não era lá grande coisa mesmo. Mas eu gostei do filme, mas, acho que gostei mais pela oportunidade de ter visto no cinema, pois foi um livro que eu gostei muito, kkk, é devo ter gostado apenas por isso mesmo. um abração frank.

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply