sexta-feira, julho 30, 2010

O Fim das Touradas ou Um Mero Teste

Por Márvio dos Anjos
Jornal Destak


Amo touradas. Quando a TV a cabo trouxe a TVE espanhola, esbarrei num programa chamado Tendido Cero, que destacava os melhores combates da temporada taurina. O espetáculo brutal me encantou: é a destreza e a arte vencendo a fúria do animal formidável.

Eu sei, é feio admitir isso. A maioria nascida fora da Espanha é contra e mesmo parte dos espanhóis se opõe - tanto que a região da Catalunha a proibiu nesta semana. Mas eu gosto.

Convido agora o leitor a se perguntar se as próximas hipóteses ocorreram com você.

Provavelmente entre mim e você estabeleceu-se um abismo, pela minha opinião. Como você discorda de mim e tem certeza de que jamais aceitará o que eu acabo de admitir, talvez você nem consiga ler qualquer argumento meu. Dependendo do meu azar, você já virou esta página e me legou ao limbo das leituras inúteis.

Se prosseguiu até aqui, é possível que, a partir de agora, você me subestime. Minha inteligência, minha hombridade, meu altruísmo.

Sem ter lido um único argumento meu, você já pode ter me achado uma pessoa sanguinária, que deve ser calada. Que absurdo dar espaço num veículo de massa a um homem que defende práticas abomináveis e crueldades! O senhor leitor, ciente de que tem valores melhores, crê que poderia ler com atenção caso eu prosseguisse argumentando por que gosto de touradas? Conseguiria, por dois minutos, se colocar no meu lugar e pensar comigo, mesmo que o resultado disso fosse seguir discordando - o que lhe é perfeitamente liberado? Discordar sinceramente em um tema muitas vezes nos rouba a capacidade da empatia. Quando não conseguimos nos colocar no lugar do outro, podemos interpretar todas as colocações feitas pelo nosso "oponente" como ofensas pessoais, as quais combateremos sem possivelmente nos darmos conta de que não, não é contra nós, é só uma discordância. Podemos discordar de alguém sem o reflexo primitivo de desqualificá-lo, a ponto de nem o entender? Só assim uma civilização deixa de ser primitiva e discute tudo. Das touradas ao casamento gay.



Fonte: http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=18,68594

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply