domingo, junho 27, 2010

Contumaz

Por Renato Braz

Quanto mais eu vivo
Mais olho pro mundo
Mais eu dou risada
E no fundo da alma
Me dá uma coceira engraçada;

Ai, ai!
Que acaba doendo;


Dor de ver meu povo virando lata
E esta terra verde e mulata
Virando deserto
Na mão dos piratas;

Ai, ai!
E nem Deus tá vendo;


Quanto mais eu penso
Mas meu coração se entristece
Quanto mais eu rezo
Mais assombração me aparece
E se a lucidez me cega
A cegueira me faz ver
Quanto mais a vida nega
Mais vontade de viver;


Contumaz, me explico
Mais desconfio,
Mais entendo nada
Confiro o que sinto
E mantenho as orelhas empinadas;

Ai, ai!
Pra assuntar o tempo


Tempo vai somando
E eu tô pressentindo que a hora não tarda
De a gente montar no destino
E apontar p'ruma estrada;

Ai, ai!
Que leva a nós mesmo

Notas:
Renato Braz

Imaginem São Paulo repleta de toadas, luares do sertão e moças da roça, onde a poesia de Catulo da Paixão Cearense e a prosa de Guimarães Rosa inspiram versos sobre a cidade onde “a natureza é meio morta”. A música de Jean e Paulo Garfunkel é capaz de conceber este universo bucólico sobre a dura poesia concreta dessas esquinas. Totalmente dedicado às canções dos irmãos Garfunkel, Por Toda a Vida é o quinto álbum do cantor Renato Braz, o primeiro pela Biscoito Fino.

“Esta visão é a cara deles. Jean e Paulo são urbanos, mas com os olhos inteiramente voltados para o sertão. Me identifico muito com isso, sou um cara da metrópole, cheguei a ser Office-boy em São Paulo” - conta Renato.

Curiosamente, no início de sua carreira, quando cantava nos bares de Sampa, Renato costumava ter na platéia um ilustre espectador. Era o próprio Jean Garfunkel, que volta e meia ia assisti-lo interpretar sua Passarinheiro, sem que o cantor soubesse que era o próprio compositor quem o contemplava: “Não tinha a menor idéia de que o Jean freqüentava meus shows. Anos depois, quando vi a dupla se apresentar no prêmio Visa, tive a idéia de dedicar um álbum inteiro a eles” - explica Renato Braz.

O cantor levou quatro anos pesquisando o repertório: “A maioria das canções é inédita. Já conhecia músicas dos Garfunkel cantadas por Elis, Zizi Possi, Ronnie Von, Pena Branca e Xavantinho, mas pesquisei o repertório com amigos e os próprios autores e fui descobrindo coisas incríveis” – revela.

Apesar do sobrenome sugerir qualquer semelhança com o conhecido personagem de Adoniran Barbosa, a música de Braz passa longe de samba do Arnesto e demais referências típicas da canção paulistana. O cantor desperta para o Brasil interiorano, num álbum repleto de violas, violão de 10, acordeom. O disco tem participação especial de Mônica Salmaso (em Soldadinho de Chumbo), da Banda Mantiqueira (Calcanhar de Aquiles), além de Dori Caymmi, que assina os arranjos e violão em As Águas Sempre Vão, Por Toda a Vida, Aconteceu de Eu me Esquecer e Mágoa, nesta cantando junto com Renato.

Avenida São João explora as contradições da metrópole, citando um Guimarães Rosa sertanejo, para quem “viver é muito perigoso”, sobretudo quando “da janela do último andar / a cidade se suicida / é dificil não se jogar”. Mas Renato mostra que também é de samba, na interpretação de Em Suma, onde também ataca no surdo. Contumaz é toada típica, sob a voz potente de Braz e a viola de Ivan Vilela. O disco abre espaço ainda para a Marcha Nupcial, de Wagner, numa versão pra lá de livre dos irmãos Garfunkel.

Uma das mais belas canções do disco, Menino Quieto tem arranjo e piano do maestro Nelson Ayres, embalando a canção de ninar que insere Guimarães Rosa no universo infantil, em contraste com Calcanhar de Aquiles (lançada por Elis Regina no fim dos anos 70), com o suingue visceral da Banda Mantiqueira, em arranjo de Edson Alves. No encarte do CD, dois textos inéditos, um de Jean (Amiúde), outro de Paulo (O Homem que Calculava): “nem sei se eles pretendem musicá-los um dia. Encontrei esses textos em minhas pesquisas e resolvi incluí-los para que sejam apreciados como quem lê um livro” – arremata.

Fonte: http://www.biscoitofino.com.br/bf/cat_produto_cada.php?id=219

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply