segunda-feira, setembro 07, 2009

A MUDANÇA E OS GIBIS

Depois reclamam que virei Vagamundo.

Antes dos sete, já havíamos mudado duas vezes de casa e meu pai anunciava a terceira mudança. Minha mãe brigou, mudaríamos para uma casa menor. Eu não ligava se era maior ou menor, aos sete anos de idade, a sua casa é o mundo além da porta de casa.

Mudamos do Bloco A, da quadra 1403 para quatro quarteirões abaixo, o Bloco B da Quadra 803. Um quarto que mal cabia as nossas coisas; não era um dos dias mais felizes para a nossa família.

Mudança sempre é estressante, mas naquele ano de 1982, eu descobri uma coisa que mudaria minha vida pra sempre: o gosto pela leitura e veio num gibi que achei na casa nova. Uma edição rasgada do Herois da TV.

Eu não conseguia ler direito, mas as figuras e as poucas palavras que dominava foram me guiando pela estória. Eu estava na segunda série, já conseguia escrever meu nome, o nome do meu país, o do Presidente Figueiredo e os nomes dos meus pais; mas aprendi facilmente a escrever todos os nomes dos heróis dos gibis que começaram a surgir a partir daí.

Na Escola Classe 06 do Cruzeiro, eu era um leitor prodígio. A Tia Terezinha contava com orgulho sobre o seu aluno Francisquinho que conseguia ler qualquer nome que ela escrevia na lousa.

A minha biblioteca era as bancas de jornais, com seus milhares de gibis.

Enquanto meus irmão pediam Caloi ou Atari, tudo o que eu queria era o novo gibi dos meus heróis. Meus pais pensaram em pedir ajudar ao perceber que eu vivia calado, sozinho, encostado nas paredes do bloco lendo gibi. Meu pai até criou um campeonato de futebol para tentar me tirar os gibis, não conseguiu.

- Deixa o menino ler, Dino! – dizia a minha mãe.

- Esse menino vai acabar louco de tanto ficar lendo, Graça!

Era duro saber que filho não seria um jogador de futebol, um médico, um deputado ou militar; estava na cara e nos olhos brilhantes do moleque que ele estava mesmo condenado ao mundo das letras.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply