quinta-feira, setembro 03, 2009

A DESCOBERTA DA AMAZÔNIA PELOS TURCOS ENCANTADOS


A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados é um documentário que registra / recria realidades materiais e imateriais que compõem o universo místico do Tambor de Mina, a mais poderosa religião afro-indígena da Amazônia.

O Tambor de Mina é um mundo onde cabem todos os mundos. Lá estão os voduns e orixás africanos, deuses indígenas, nobres encantados - como D. Sebastião e Marques de Pombal - junto com sultões e princesas do Oriente , cuja história remonta a época das Cruzadas.

Nos aproximadamente 2.500 terreiros Mina existentes na Grande Belém as princesas turcas Mariana, Herondina e Jarina são as entidades mais cultuadas entre todas que fazem parte do Mundo da Encantaria. Esta devoção por divindades procedentes do Oriente pelo povo afro-caboclo-indígena da Amazônia é explicada pela saga metafísica do Povo da Turquia, contada/cantada pelos adeptos do Tambor de Mina nas suas festas e atos religiosos.

Segundo reza a tradição Mina, a Família Imperial Turca, desalojada da Terra Santa pela Primeira Cruzada, embarcou para a Mauritânia, em busca de refúgio, porém na altura do Estreito de Gibraltar atravessaram um Portal da Encantaria e se transportaram para uma outra dimensão do tempo e espaço, onde não existe morte , envelhecimento, dor nem ódio : a Terra da Encantaria. Quatrocentos anos depois, os turcos liderados por suas princesas reapareceriam no litoral paraense começando um trajeto por onde cruzariam com várias famílias da Encantaria desde os clãs indígenas , comandados por Velho Caboclo até os nobres encantados de D. Sebastião e mais os orixás africanos, desembarcados nas costas do Grão-Pará e Maranhão em meados dos século XVII, acompanhando os primeiros escravos negros que por aqui desembarcaram.

Como desfecho de todos esses encontros surgiu o Tambor de Mina , a religião do povo da antiga Província do Grão- Pará e Maranhão, fonte de luz e esperança ,brotada entre as florestas e igarapés.

O Tambor de Mina é uma religião marcada pela reverencia a uma sabedoria ancestral transmitida oralmente pelos sacerdotes e filhos de santo. Para a Mina, o livro sagrado é o tambor. Seus conhecimentos são transmitidas pelos cânticos que por isto mesmo se chamam doutrinas . Para o Tambor de Mina a história dos homens e deuses e a mesma história. E é esta história que o A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados vai contar.

Neste documentário, o Tambor de Mina conta sua própria história através do narrador Baba Luiz Tayendô, sacerdote do Terreiro Toy Lissá, e dos depoimentos e cantos de muitos outros pais , mães , filhos e filhas de santo. . De forma articulada com os testemunhos, a saga dos Turcos Encantados é recriada com atores não -profissionais , escolhidos entre os integrantes de diversos terreiros Mina, ,membros de comunidades quilombolas , indígenas e dos bairros pobres de Belém. . O resultado é uma sinfonia amazônica, cheia de encantamento e revelações sobre a gênese da Amazônia enquanto berço de muitos povos e muitas culturas que num ritual antropofágico se misturam ao som do Tambor de Mina.

Informações Gerais de Interesse
Desde a formulação do projeto inicial, A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados se define como um filme "onde o próprio povo da Mina bate o tambor e conta sua história". Esta definição foi aprofundada ao longo da realização do documentário. Para representar a chegada dos primeiros escravos africanos aos portos da Amazônia a locação e os atores escolhidos foram o Quilombo de São Sebastião do Arapapuzinho, no município de Abaetetuba e seus próprios moradores. A razão é bem simples: Ninguém melhor do que os filhos dos antigos escravos para retomar o fio da ancestralidade e reviver na própria carne a história coletiva de seu povo. O mesmo aconteceu com a incorporação de grandes contingentes indígenas das aldeias do povo Tembé do Alto do Rio Guamá, Rio Jeju e Santa Maria do Pará que vivenciaram neste documentário as Histórias da Mina que tem como protagonistas os primeiros habitantes do Brasil.
Ao fazer dos afro-descendentes, dos indígenas e dos adeptos do Tambor de Mina os atores principais de sua própria história , o filme A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados vai realizando , antes mesmo de sua projeção, seu papel de fortalecimento da identidade popular amazônida.

Currículo do Diretor
Luiz Arnaldo Dias Campos é graduado em Comunicação Social / Cinema pelo Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense - 1983.

Fonte: http://www.tvebrasil.com.br/doctv2/adescobertaamazonia.htm

Um comentário:

♥εїз♥ Isa ♥εїз♥ disse...

eu quero assistir...onde encontro???

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply