terça-feira, dezembro 09, 2008

Aprende e Ensina

Todo mundo tinha medo do Professor Hêndricas, sua fama de reprovador e de durão corria nas mil bocas de seus estudantes antigos que diziam aos novatos estória de horror sobre a sua antipatia, a sua intolerância a atrasos, erros em trabalhos. As suas provas, diziam eles, nos faria perder o sono, que nos preparassemos para o próximo ano com as aulas do Professor Hêndricas.

Quem conta um conto é como quem fofoca; o boato aumenta, estórias se dirtorcem; a má fama circula como serpente que leva a culpa do bote que só foi dado por causa da bota que pisava, mas ficava a dúvida: como seriam as sua aulas?

Ora, seriam aulas!

Aulas como uma aula deve ser dada. Um ponte para o mestrado do "aprender e ensina".

- O verbo não é fala, é falar. Ora, terminem de pronunciar as palavras. - Dizia o Professor que por dois semestres mudou a idéia que tinhamos dele; e o que se viu, foi um homem com mais de oitenta anos revelando-se uma montanha de sabdoria. A classe que geralmente era uma feira, em suas aulas, viravam missa.

Perdi o medo que tinha de conhecer os mistérios e a ciência do estudo da minha própria língua com o Professor de nome difícil que aprendi a respeitar e jamais vou esquecer.

- Professor, todas essas novas mudanças na língua portuguesa. Nunca vou aprender...- reclamei, certa vez.

- Ora, não reclame! Aprende e ensina...
Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply