quarta-feira, outubro 22, 2008

JOVEM APRENDIZ

Sessenta olhos estudantes e curiosos, sessenta bocas que jogam perguntas petecas e eu respondo, jogando experiência de volta; pois não tenho respostas, apenas minhas estórias para contribuir para os seus estudos; ou com as suas vidas.

Fui convidado pela Nurap*(Núcleo Rotary de Aprendizagem Profissional), para fazer uma palestra em sua sede, no Broklin, e falar sobre a minha vida, minha carreira profissional, para sessenta jovens que participam de um projeto chamado Jovens Aprendizes. Meu currículo profissional e de vida, foi entregue a cada um deles, para que fosse estudado e que para que eles formulassem perguntas e saciassem as suas dúvidas durante a palestra.

Palestra? Não sou palestrante, sou apenas um falante, contente em contar estórias sobre as minhas caminhadas pelo Brasil e por outras tantas estradas. Estórias sobre as pessoas que conheci, as lições que tive; e que ficariam em algum lugar, perdidas em mim, se não tivessem virado crônica, conto que eu conto e desconto, pois cada uma dessas estórias contadas ficam encantadas e se transformam em borboletas sorrisos nos ouvidos de quem tem ouvido.

Meu currículo são essas crônicas, que volta e outra, presenteio a vocês. Meu resume são essas estórias que eles desejavam saber em mil perguntas sobre o que vi, por que parti, por que voltei ou se partiria de novo.

- O senhor parece ser tão decidido. Parece ter tanta certeza que fez a escolha certa;mas me diga, nunca teve dúvidas? Nunca se questionou se o caminho que o senhor escolheu foi mesmo o melhor caminho? – perguntou uma moça, potencial de estrela brilhando em seus olhos.

- Se tive dúvidas? Ainda as tenho! E todos os dias! – respondi, todos riram. – Todos os dias, me pergunto se os passos que estou tomando, são realmente em direção ao destino certo. Pode parecer insegurança, mas prefiro não ter certeza de nada. Quando questiono meus passos, valido cada um deles e renovo os meus sapatos da força de vontade. Sei que a qualquer momento, posso optar por outras estradas, mas se continuo nessa, é porque aprecio cada passo dessa jornada.


Notas do autor: o NURAP (Núcleo Rotary de Aprendizagem Profissional) é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1987 pelo Rotary Clube São Paulo Brooklin e Rotary Clube São Paulo Morumbi.

Para saber mais sobre a instituição e seus projetos sociais:


Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply