sábado, abril 12, 2008

MAWACA

Domingo passado, fui com a minha esposa assistir a um belo espetáculo musical no auditório do Ibirapuera. Já paquerava com o som dessas meninas a muito tempo, mas confesso , assistir o show do MAWACA ao vivo, é uma experiência singular.

Apresentando o espetáculo INQUILINOS DO MUNDO, esse grupo musical brasileirissímo mostrou um pouco da sonoridade dos povos nômades, migrantes, pessoas desse mundo todo que vão de um lado para outro, como os ciganos, os judeus e os curdos, e dos povos de origem africana e latino-americana. Como sou um grande Paraíba Vagamundo, o assunto cantado e interpretado pelo MAWACA foi como ouvir uma canção familiar. Amo a estrada e ouvir essas canções no Domingo passado, foi mais um chamado para voltar a caminhar.

O MAWACA é um grupo que pesquisa e recria a música das mais diversificadas etnias do globo buscando conexões com a música brasileira. O resultado é o melhor que há em World Music.

Infelizmente ou felizmente, o som do MAWACA não tem o apelo pop que daria as meninas o reconhecimento da mídia e a estrutura adequada para que o seu som chegue aos confins desse país, tão carente de cultura. O que é uma pena, pois somos todos, de certa forma, inquilinos desse planeta e em tempos, onde brasileiros são expulsos de países e barrados sem critério algum em aeroportos internacionais; o som das meninas, prova que pelo menos através da música, SOMOS MESMOS UM SÓ e não existe fronteiras.

Frank Oliveira

Notas do autor:
Site do Mawaca
www.mawaca.com.br
Fontes e fotos para a crônica:
www.entrecantos.com/mawacaquem.htm
www.auditorioibirapuera.com.br

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply