quinta-feira, abril 17, 2008

PINTORES DE LETRAS

"Multipliquei-me, para me sentir,

Para me sentir, precisei sentir tudo.

Transbordei, não fiz senão extravasar-me,

despi-me, entreguei-me,

E há em cada canto da minha alma um altar a um deus diferente."

(Poesias de Álvaro de Campos)


Cesário e Pessoa estão na minha cabeça, enquanto subo a Avenida Liberdade em São Paulo. Os poetas portugueses andam nas ruas de sampa comigo e também na minha maneira de escrever e ver o mundo.

Como Cesário, vejo o cheiro podre das ruas e escuto as letras das manchetes de jornais. Toco as notas das canções que sai do meu mp3 e volto as montanhas de Extrema em Minas, o último lugar verde que me lembro e onde mora uma amiga, que cansada da cidade, mudou-se para lá. Confesso, sou urbano. Gosto da visão do barulho urbano. Gosto de captar o inacabado da personalidade da cidade, gosto de observar, ver e perceber o que se esconde na realidade. Vivo o conflito CIDADE X CAMPO, verde contra concreto e tento me achar, perdido na cidade grande.

Vejo as mulheres de vida mais fácil das ruas da Liberdade e lembro do Cesário praquejando contra as mulheres da cidade, mas também percebo que cada uma embra a Montanha da Sacerdotiza em Extrema: verdes na vida, maduras em experiências.

Tudo em dualidade!!! Fico com a metafísica de Pessoa ou Álváro de Campos.

Sigo minha caminhada e vou pintando poesia e poetizando em cores, mas os versos se perdem na ausência do papel e da caneta, já mal me lembro, e por mais bem que eu quero a minha memória, ando desconfiado de certos neurônios.

Mas campo ou cidade, haverá sempre, desculpem a rima, dualidade. Pois já dizia outro poeta, Augusto dos Anjos: "A mão que afaga é a mesma que apedreja...". Campo, cidade, mesma terra. Não há como fugir, bem é fazer o melhor que podermos, quer seja aqui, acolá, ou onde quer que venhamos a caminhar. Ou se reinventar como fez Pessoa, como fazia Cesário, Augusto e outros tantos pintores de letras.

Frank Oliveira

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply