segunda-feira, julho 30, 2007

Perfeição e Felicidade

Sempre ouvi dizer que a perfeição é uma ilha perdida, que não consta em nenhum mapa. Essa ilha faz parte do arquipélago da Felicidade, região que todos os homens querem conquistar, mas toda vez que se aproximam, ela some de vista como uma miragem, algo que nunca esteve lá.

Eu pensava assim, até esses dias quando assisti uma entrevista com um atleta que acabara de ganhar uma medalha de ouro nos jogos pan-americanos. Seu rosto era pura expressão da felicidade: olhos brilhantes, sorriso do "gato da Alice", voz ofegante e alma tão pulsante que atravessava a tela e tocava meu coração.

- Parabéns – dizia a repórter – Podemos dizer então que essa medalha é o início do caminho para as Olimpíadas?
- Não – respondeu o atleta – Essa medalha é presente, a China pode esperar. Não quero pensar nas Olimpíadas agora; só quero saborear essa sensação de vitória por quanto tempo eu puder, pois é muito bom ganhar...
- Compreendo. É sempre bom ganhar dos E. U. A e de Cuba.
- Não importa ganhar de outros países, o maior desafio de um atleta é superar a si mesmo.

A repórter ficou meio sem graça com a resposta, mas eu entendi perfeitamente o que o atleta quis dizer e compreendi que naquele momento ele acabara de chegar à Felicidade e por não ter a menor pressa de sair de lá e olhar em outras direções, a felicidade não sumira, pelo contrário, estava bem sólida aos seus pés.

Sim, é possível atingir a perfeição e acredito que esse atleta atingiu o estágio mais perfeito que um ser humano pode alcançar: a felicidade plena. Contudo, como todos os demais seres humanos ele não conseguirá segurá-la por muito tempo, pois o mundo o empurrará para as olimpíadas do futuro e todas as ilhas do arquipélago Felicidade serão substituídas e desaparecerão sobre o nevoeiro das vitórias passadas que já não importam mais.

Não é fácil viver no aqui e agora, mas é justamente quando estamos inseridos completamente no presente que percebemos a perfeição das coisas comuns e conseguimos visualizar com nitidez e lucidez essa tal felicidade.


Frank Oliveira

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply