segunda-feira, junho 04, 2007

As Letras e o Sarau

Dava gosto de ver, muito melhor participar.

O palco estava montado. A multidão ia tomando seu lugar nas mesas e cadeiras. Nosso grupo seria o primeiro a se apresentar naquela noite que prometia arte, música, poesia e muita alegria. Foi com muito nervosismo que ouvimos nosso nome e os primeiros acordes das 4 Estações de Vivaldi começando a tocar. Era a hora da nossa apresentação. Iríamos apresentar um poema dividido em 4 partes que chamamos de “Quatro Estações” e planejávamos contar através dos versos, as fases pela qual o amor passa: explodindo em verão, murchando no outono, morrendo no inverno e renascendo na primavera. Estávamos preparados, mas o nervosismo era total, era a primeira vez que nos apresentaríamos para toda a faculdade. Era o nosso primeiro sarau.

O sarau é uma festa onde a cultura é celebrada, a poesia é a bebida e a música nutre mais que qualquer alimento. Uma festa onde pessoas se reúnem para a celebração das letras. Cursando o terceiro ano do curso de Letras, eu finalmente entendera o significado do nome do curso: não estamos estudando para ser professores, escritores ou doutores da língua. Estudávamos para celebrar as letras.

Naquela noite a literatura não era apenas mais uma matéria; Fernando Pessoa, Machado de Assis, Drummond e tantos outros autores não valiam notas para passar de ano; eles eram o nosso passaporte para a arte das palavras. Éramos todos crianças novamente brincando com todas as possibilidades que as letras podiam tomar; brincando com o significado das palavras, com o poder da voz no recitar de versos que calavam a alma do ouvinte.

Foto:Miss Spring, Mr Winter, Mrs Fall and Miss Summer


Quando subimos ao palco, eu e minhas amigas Débora, Denise e Ariadne, queríamos através da poesia falar de amor e tocar corações. Não desejávamos ser os melhores da noite, só queríamos brincar também com as letras, com a nossa voz e com o recitar que fluía pelo salão na direção de cada um.

Foi lindo ver tanta gente cantando, lendo, recitando e dançando , mas foi bem mais divertido brincar de letras também. O curso nunca mais será o mesmo depois dessa celebração.

Que venha os próximos saraus.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply